A bolsa de valores do Brasil, a B3, se prepara para lançar a negociação de futuros de bitcoin na plataforma. De acordo com a empresa, a operação será inaugurada em até seis meses.

Esse será o primeiro produto da B3 voltado exclusivamente para criptoativos. Antes disso, já era possível negociar moedas digitais pela plataforma através de fundos de investimentos conhecidos como ETFs.

Sem data definida, os futuros de bitcoin da B3 podem ser lançados entre três a seis meses. Ou seja, a negociação de criptoativos a partir desta modalidade pode ser inaugurada ainda em 2022.

Bitcoin na bolsa de valores

A novidade foi confirmada pelo chefe-executivo financeiro da B3, André Milanez. Ele discursava sobre o balanço do primeiro trimestre de 2022 quando confirmou o interesse da plataforma em lançar futuros de bitcoin.

Ainda em janeiro de 2022, a B3 já sinalizava que pretendia lançar produtos financeiros voltados para criptoativos. Na ocasião, o diretor de tecnologia da empresa, Jochen Mielke de Lima, disse que futuros de bitcoin poderiam ser ofertados na plataforma neste ano.

Além de futuros de bitcoin, Lima discursou sobre a oferta de futuros de ether, criptoativo da rede Ethereum. No entanto, a plataforma ainda não confirmou o lançamento de futuros de ether ainda.

A B3 se prepara para dominar o mercado cripto, e pode ser considerada um centralizador de operações com moedas digitais. A plataforma terá produtos para o investidor de varejo, mas também prestará serviços voltados para exchanges.

Desde abril de 2021 a bolsa de valores do Brasil negocia criptoativos através de ETFs. Com o lançamento de futuros de bitcoin em breve, este será o primeiro produto criado pela própria B3 voltado para moedas digitais.

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.