Como uma ferramenta pode aumentar a privacidade do bitcoin

Como uma ferramenta pode aumentar a privacidade do bitcoin

Ferramenta em desenvolvimento promete tornar transações com contratos inteligentes indistinguíveis de regulares, aumentando a privacidade do bitcoin

Como uma ferramenta pode aumentar a privacidade do bitcoin

Por Redação

Os usuários de bitcoin podem, em pouco tempo, se beneficiar de um truque chamado “Taproot”. Em linhas gerais, o Taproot aumentará a privacidade das transações na blockchain do Bitcoin. Em outras palavras, não será possível distinguir uma transação regular de um contrato inteligente nessa blockchain.

Um exemplo de como funcionaria isso seria se houvesse um contrato no qual as moedas só poderiam ser transacionadas se duas pessoas concordassem. Ou se apenas uma pessoa concordasse, decorrido um determinado prazo. Ou ainda se uma pessoa assinasse fornecendo uma espécie de senha.

O problema é que, desde 2012, depois que uma dessas condições fosse satisfeita, todos os detalhes do contrato inteligente ficariam visíveis. Ou seja, todos os envolvidos tomam conhecimento das diferentes maneiras pelas quais os fundos poderiam ter sido gastos, o que pode, por exemplo, revelar que tipo de carteira foi usada e talvez até mais informações.

Uma evolução desse sistema, seria o uso do MAST, sigla para Merkelized Abstract Syntax Tree. Nesse modelo, somente a condição do contrato inteligente que foi satisfeita ficaria à mostra.

Taproot torna transação inteligente igual a uma regular

Pois o Taproot usa um esquema de assinatura que esconde que existia uma árvore MAST. Dessa forma, outros participantes da blockchain do Bitcoin não conseguem distinguir uma transação regular de uma com um contrato inteligente embutido.  Ou seja, a privacidade do bitcoin fica maior.

Contratos inteligentes são especialmente interessantes em empresas, pois podem exigir que mais de uma pessoa autorize determinada transação, aumentando a segurança do processo e impedindo transações sem um acordo de todas as partes. Mas existe uma outra infinidade de aplicações para eles.

O Taproot está em desenvolvimento e não se sabe ainda quando será aplicado.

Com informações da Bitcoin Magazine.