Como manter meus bitcoins seguros? Confira essas dicas

Com as recentes altas do bitcoin e a entrada de mais investidores nesse mercado, mais investidores se perguntam com manter seus bitcoins seguros

Por Redação  /  17 de junho de 2019
© - Shutterstock

Como manter meus bitcoins seguros? Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas que acreditam nesse ativo se faz. Mesmo entre usuários com um pouco mais tempo de uso. Com as recentes altas do bitcoin e a entrada de mais investidores nesse mercado, a preocupação ganha ainda mais importância.

Como trata-se de um sistema descentralizado, a segurança da blockchain do bitcoin é altíssima. Porém, conforme o ativo vai se tornando mais popular, mais ele se torna alvo de ataques virtuais. A maioria deles são malwares dirigidos às wallets armazenadas em dispositivos conectados à web.

Normalmente o código malicioso entra em apps, extensões do Chrome ou atualizações de software para roubar informações relevantes (como endereço e senha, por exemplo) da carteira e, assim, furtar o saldo disponível.

Confira, a seguir, as dicas do site CoinTime para manter seus bitcoins seguros:

Fuja dos “bancos” de bitcoin online

Evite os “bancos” ou “câmbios” on-line, mesmo que eles pareçam ter uma excelente reputação. Eles não oferecem garantia de devolução do dinheiro em caso de roubo e podem não ter segurança suficiente para enfrentar ataques de hackers. Além disso, é muito mais fácil violar a segurança de uma entidade digital do que de uma física.

Sendo assim, prefira manter sempre seus bitcoins seguros na sua própria carteira, seja ela online ou offline. E tenha cuidado com os golpes.

Tenha pouco dinheiro disponível

Use sua carteira de bitcoin da mesma forma que utiliza sua carteira que fica no seu bolso. Não deixe todo seu patrimônio em uma carteira de rápido acesso. Separe apenas o necessário para gastos pontuais e uso no dia a dia. O restante deve ficar em um ambiente seguro, offline.

Mantenha a carteira offline

Carteira offline

Como manter a carteira off-line? Para isso, ela deve estar desconectada da internet. Uma boa opção é usar uma Ledger, carteira de hardware que armazena ativos crypto. Essa prática é conhecida como cold storage (armazenamento frio). Quando precisar fazer uma transação, transfira seus bitcoins para um dispositivo conectado. Você também pode fazer uma paper wallet.

Escolha uma carteira segura

Dê preferência a serviços que oferecem carteiras seguras, como os aplicativos Electrume Armory. Eles permitem armazenar seus bitcoins criptografados no disco rígido do seu computador.

Tenha cuidado com a senha

Senhas seguras normalmente usam letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Embora a tentação seja grande, não use a mesma senha do seu e-mail ou das suas redes sociais. Isso é importante porque elas podem ser facilmente roubadas por um programa espião.

Se estiver inseguro, use um software especial de geração de senhas fortes e um gerenciador, semelhante ao LastPass. Lembre-se, porém, que se você esquecer a senha, seu saldo pode ser perdido permanentemente. As opções de recuperação de senha são limitadas. Se possível, mantenha uma cópia da senha e da recuperação guardada em lugar seguro.

Use autenticação em 2 passos

2fa

Prefira usar a autenticação de dois fatores (senha + outra verificação — um código temporal gerado por um aplicativo) para os bitcoins que estiverem na carteira on-line. Todos os sites que lidam com bitcoin e outras criptomoedas permitem configurar uma autenticação em 2 passos. A recomendação é que você utilize o Google Authenticator.

Não se esqueça de encriptar

Tanto a carteira on-line quanto a off-line, que fica no disco externo, devem ter seus dados encriptados para garantir que a segurança dos bitcoins está preservada. E não se esqueça de colocar senha na sua carteira.

As próprias carteiras encriptam suas chaves secretas , porém se for encriptar um hd externo você pode usar softwares como o VeraCrypt.

Use antivírus nos dispositivos

Por meio de um bom antivírus, é possível manter os malwares longe e evitar que invasores tenham acesso à sua carteira. Isso vale se ela estiver on ou offline.

Outra dica é ficar longe de sistemas operacionais crackeados. Por isso, prefira sempre comprar o original. O melhor seria usar uma distribuição Linux, mas se você realmente precisa de alguma função do Windows, então opte por manter a opção mais segura.