Desde meados de agosto a moeda SOL, da Solana, vem apresentando altas consecutivas e despertando muito interesse do mercado. No dia 9 de setembro o token ficou acima de US$ 200 e a ferramenta Google Trends, do Google, que aponta os termos mais buscados (e, portanto, os que despertam maior interesse), mostrava que o termo “como comprar Solana” estava entre os mais buscados.

No mês de agosto, inclusive, a criptomoeda SOL foi o ativo digital que mais se valorizou, segundo levantamento realizado pela QR Asset Management, que analisou as top 40 moedas por capitalização de mercado entre os dias 31 de julho e 31 de agosto de 2021, de acordo com o e-Investidor, do Estadão.

O motivo da valorização da criptomoeda e o aumento do interesse decorrem da busca por alternativas ao Ethereum e Solana se posiciona como um protocolo mais rápido e barata que o projeto criada por Vitalik Buterin.

Se você também está de olho na tendência de valorização do token, confira aqui as dicas para comprar a moeda SOL e também como fazer staking em Solana.

Para começar, o que é Solana?

O protocolo Solana teve whitepaper publicado em fevereiro de 2018, projetado com o objetivo melhorar performance e escalabilidade de aplicações em blockchain. Sua rede principal (mainnet) foi lançada em março de 2020.

O projeto de código aberto é focado em soluções para finanças descentralizadas (DeFi), unindo os conceitos de consenso proof-of-history (PoH) com proof-of-stake (PoS). O modelo híbrido atrai o interesse tanto de investidores institucionais quanto de usuários de menor porte, mantendo a promessa de baixos custos de transação.

Quantos tokens SOL estão em circulação?

De acordo com a Fundação Solana,  o total de moedas será de 489 milhões. Atualmente, cerca de 260 milhões está em circulação.

A distribuição de token SOL foi feita da seguinte forma: 16,23% foram distribuídos em uma venda inicial, 12,92% destinados à venda da fundação, 12,79% foram distribuídos entre os membros da equipe e 10,46% entregues à Fundação Solana. Os tokens restantes foram liberados para a venda pública e privada, e alguns ainda deverão ser liberados ao mercado.

Por que a Solana está valorizando tanto?

Como explicamos, primeiro por causa do aumento do interesse em soluções de DeFi; segundo, por causa das taxas mais baixas de transação, além da maior velocidade nas operações. A rede é capaz de processar 50 mil transações por segundo.

Onde e como comprar Solana?

Para comprar o token SOL, basta ter uma conta em uma exchange na qual ele esteja listado. Entre elas, para usuários brasileiros, é possível comprar na FTX, Binance, OKex, NovaDax, entre outras.

Como fazer staking com Solana?

Staking é uma forma de gerar renda passiva, validando transações e mantendo a integridade da blockchain. Além disso, quem faz staking tem participação no desenvolvimento da rede e gera receita com os protocolos.

Em redes descentralizadas como a Solana, qualquer pessoa pode se tornar um validador. À medida que mais detentores de tokens escolhem usar suas moedas SOL, a rede se torna mais segura. Assim, quem contribui para proteger a rede também recebe recompensas para isso.

Para começar a fazer isso, é preciso ter alguns tokens Solana, lembrando que eles não podem ser armazenados na rede do Ethereum. É possível fazer a validação dos tokens por meio de uma corretora, como a Binance, de uma das carteiras, como a Exodus ou a SolFlare, ou seguindo as próprias dicas da Solana, em seu guia.

SolFlare

Para quem tem uma wallet SolFlare, basta definir o quanto aplicar no staking. Lembre-se de não utilizar todo o saldo da carteira, pois será necessário pagar as taxas de transação. Ao ser criada, a conta de staking aparece na guia Your Staking Accounts.

Depois de selecionar o valor, para iniciar a validação basta pressionar Delegate Now, clicar em avançar e inserir sua senha.

Exodus

Na versão mobile, basta abrir o app, clique no ícone no canto superior direito (que se parece com uma medalha). Em seguida, escolha Earn Staking Rewards e selecione o valor desejado.

Para a opção de desktop, abra a sua carteira Solana no Exodus, em seguida, vá para o lado direito e clique nos três pontos e, depois, em Opções avançadas. Na sequência, vá para a guia de staking e selecione o valor desejado.

Binance

Os usuários da Binance devem abrir a guia finanças, na barra de navegação superior, e clicar em Binance Earn. Na guia Moedas, pesquise a opção SOL, confirme a quantidade e escolha o período em que os tokens ficarão bloqueados. Depois da confirmação, é possível visualizar as moedas na opção Carteira na barra de navegação, indo para Visão geral e, por fim, clicando na guia Ganhar, que pode ser encontrada na barra lateral.

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.