Como a China está planejando liderar a tecnologia blockchain

Presidente da China, Xi Jinping, falou recentemente sobre o país tomar a frente no desenvolvimento da tecnologia blockchain, saiba como o país deve fazer isso

Por Redação  /  23 de novembro de 2019
© - Shutterstock

Novas declarações do presidente da China, Xi Jinping, sobre o país tomar a frente no desenvolvimento de tecnologia ou soluções blockchain, devem levar a discussão sobre a tecnologia a um outro nível no contexto global. Ele afirmou que a blockchain deveria ser considerada um avanço importante, e que seu desenvolvimento deveria ser acelerado. A declaração foi dada em reunião do Politburo, o Comitê Central do Partido Comunista chinês, realizada no final de outubro.

No entanto, as discussões sobre usos e possibilidades da blockchain na China vão além da fala do presidente Xi Jinping, tanto no próprio país como no âmbito internacional.

Uma das manifestações ocorreu no Twitter, no perfil cnLedger, especializado na criptoeconomia do país asiático. A conta mostrou que a tecnologia blockchain passou a ser divulgada amplamente na mídia local pelo governo. Além disso, o cnLedger também indica discussão em meio ao Xuexi Qiangguo, aplicativo mais popular do país, no qual há um curso recomendado focado inteiramente em blockchain, com lições sobre bitcoin e ethereum.

Vale lembrar que o aplicativo  foi desenvolvido pelo Partido Comunista Chinês. Ele tem como objetivo ajudar as pessoas a aprender sobre suas doutrinas políticas.

Logo após a declaração do presidente chinês, foi a vez de David Marcus, o responsável pelo projeto da criptomoeda do Facebook, se manifestar. Ele alertou o governo americano sobre a disputa com o país asiático. “Se não tivermos uma boa resposta, em cinco anos a China vai estar religando uma grande parte do mundo com um renminbi (moeda chinesa) digital rodando em sua blockchain controlada”, afirmou.

blockchainChina impulsionará a tecnologia blockchain?

De acordo com a análise do professor da PUC-Rio, Gustavo Robichez, a declaração do líder chinês indica que haverá um aprofundamento no uso desta tecnologia para casos de uso mais robustos e potencialmente mais relevantes no contexto global.

“É preciso aproveitar a oportunidade de integração da tecnologia blockchain na promoção do compartilhamento de dados, otimização de processos de negócios, redução de custos operacionais, melhoria da eficiência de sinergia e construção de um sistema confiável”, afirmou.

Robichez cita a área aduaneira como exemplo potencial da aplicação do blockchain para os fins citados pelo líder chinês. “Há um enorme potencial de aplicação em processos aduaneiros. A China é sem sombra de dúvida divisor de águas neste contexto, devido à importância de sua economia no comércio internacional”.

Ao mesmo tempo, o professor cita que a atenção chinesa sobre a tecnologia blockchain deve impulsionar sua discussão. Segundo ele, o impacto se dará tanto em nível local como global. “Além do aprimoramento tecnológico, eu indicaria que a discussão de padrões internacionais tende a ganhar força com este tipo de apoio. Sem falar que a criação de ativos digitais podem ganhar mais relevância em um cenário global, com padrões reconhecidos”, afirmou em entrevista ao Portal do Bitcoin.

“Além do aprimoramento tecnológico, eu indicaria que a discussão de padrões internacionais tende a ganhar força com este tipo de apoio. Sem falar que a criação de ativos digitais podem ganhar mais relevância em um cenário global, com padrões reconhecidos”


Tags