O mercado cripto recebeu recentemente uma dura crítica da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde. De acordo com ela, criptoativos não possuem nenhum valor.

A declaração da presidente do BCE foi divulgada no último domingo (22). Christine falou sobre criptoativos enquanto participava de um talk show na Holanda. Ela foi categórica em dizer que moedas digitais não se baseiam em nada.

A executiva disse ainda que sua opinião é “humilde” diante do que o mercado cripto representa. Essa não é a primeira vez que Christine Lagarde publica críticas sobre o setor.

“Minha avaliação muito humilde é que não vale nada, não se baseia em nada, não há ativo subjacente para atuar como âncora de segurança.”

Presidente do BCE critica mercado cripto

A presidente do BCE afirmou que criptoativos não possuem valor de mercado. Para justificar sua opinião, Christine Lagarde explicou que moedas digitais não possuem ancoragem com outros ativos.

Sendo assim, criptoativos como o bitcoin não valem nada para a presidente do BCE. No entanto, ela reconhece que o mercado cripto pode ser diferente com a ascensão de projetos de moedas digitais controladas por bancos centrais, também conhecidas como CBDCs.

Christine Lagarde cita até mesmo o euro digital, que pode ser desenvolvido pelo grupo de países até 2026. Portanto, para ela até o lançamento de CBDs o mercado cripto não terá valor.

“O dia em que tivermos a moeda digital do banco central, ou então o euro digital, eu garanto, então o banco central está por trás disso e acho que será muito diferente de muitas dessas coisas.”

Anteriormente, no final de março de 2022 Christine Lagarde criticou o mercado cripto em uma outra declaração. Ela disse que moedas digitais são uma ameaça durante a Cúpula de Inovação do Banco de Compensações Internacionais. Ainda no início de 2022, a presidente do BCE propôs uma regulação do mercado cripto para a Europa.

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.