Banco Nacional da Ucrânia estuda criar uma moeda digital

Segundo o Banco Nacional da Ucrânia, a CBDC ucraniana poderá facilitar as transações com criptoativos no país

Por Redação  /  1 de dezembro de 2022
© - Shutterstock

Nesta semana, o Banco Nacional da Ucrânia anunciou, em comunicado, que está considerando uma versão eletrônica da hryvnia ucraniana, que poderá facilitar a troca e emissão de ativos virtuais.

A chamada e-hryvnia foi anunciada em setembro do ano passado, mas ainda não foi implementada. Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro deste ano, as criptomoedas passaram a ter papel relevante no país, que recebeu doações e conseguiu comprar suprimentos críticos com cripto.

Assim, segundo o anúncio do Banco, a CBDC poderá facilitar as transações e será “uma forma eletrônica da unidade monetária da Ucrânia, emitida e controlada diretamente pelo banco central”. 

Meio de pagamento acessível

De acordo com a instituição, o principal objetivo da CBDC é desempenhar com eficácia todas as funções do dinheiro, tornando um meio de pagamento e transações conveniente e acessível a todos os segmentos da população, incluindo pessoas jurídicas, órgãos estatais, bancos e instituições financeiras não bancárias.

“O desenvolvimento e a implementação da e-hryvnia são o próximo passo na evolução da infraestrutura de pagamentos da Ucrânia, contribuindo para a digitalização da economia, a disseminação de pagamentos sem dinheiro, a redução de seu custo, o aumento ao nível da sua transparência e o aumento da confiança na moeda nacional em geral”, disse o vice-presidente do Banco Nacional, Oleksiy Shaban. 

A Ucrânia está analisando a criação de sua CBDC desde 2017 e é um dos mais de 100 países em todo o mundo que estudam a implementação de uma moeda digital nacional. Em julho de 2021, o país sancionou um projeto de lei para permitir que o banco central emita a CBDC. Além disso, em dezembro passado, o Tascombank, um dos bancos comerciais mais tradicionais do país, revelou planos para testar a hryvnia eletrônica, construída na rede Stellar.

A digitalização do dinheiro é um caminho sem volta e, para além das CBDCs, os criptoativos são fundamentais para permitir que seus usuários tenham liquidez com o mundo. Saiba mais!


Tags