Casa de câmbio no Rio de Janeiro passa a aceitar bitcoin

Rede Europa Câmbio começou a aceitar bitcoin em sua casa de câmbio em um shopping em zona nobre da cidade do Rio de Janeiro

Por Redação  /  26 de maio de 2019
© - Shutterstock

Já é possível usar bitcoins para troca de moedas no Rio de Janeiro. No início de maio, a casa de câmbio Europa Câmbio começou a aceitar bitcoin para compra e venda de moedas estrangeiras.

As operações já passaram pela fase de teste e começam a ocorrer na unidade do Shopping Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. Também é possível realizar as operações  nas lojas online, com entrega também para a Grande São Paulo. A notícia foi destaque no site do Estadão.

A previsão é que, até o fim de junho, as 25 unidades físicas da rede consigam realizar a transação. Segundo o fundador da empresa, Túlio Ferreira dos Santos, a compra irá demorar cerca de três segundos para ser concretizada. “O processo é como uma compra normal. Temos uma maquininha de cartão que faz a transação.”

Para efetuar a operação, a agência precisou estabelecer um sistema, já que o bitcoin não é considerado um ativo financeiro no Brasil. Assim, a criptomoeda sai da carteira virtual do comprador para a de uma corretora que pertence à loja de câmbio. É ela que se encarregará de liberar o valor em real na conta da agência da Europa. Santos destaca, no entanto, que não há nenhuma zona cinzenta de legislação. “Oficialmente, toda transação com a casa de câmbio é em real”, afirma.

Casa de câmbio em SP

Não é a primeira empresa de câmbio que opera com criptomoedas. A 3xBit inaugurou no fim de janeiro uma casa de câmbio que opera com criptomoedas num shopping em Campinas. Dessa forma, viajantes têm mais uma opção para trocar criptomoedas por moedas locais. E assim, mais um estímulo para deterem valores em crypto. Casas de câmbio como a 3xCâmbio e a Europa Câmbio podem se tornar muito comuns nos próximos anos conforme o crescimento da demanda.


Tags