A Australian Securities Exchange (ASX), bolsa de valores da Austrália, adiou em pelo menos um ano o lançamento da aplicação da tecnologia blockchain em seu sistema de registro, transações e liquidações (CHESS).

A mudança visa  aprimorar o sistema com a eficiência agregada à blockchain, como transações mais rápidas, segurança aprimorada e custos reduzidos.

A entrada em operação do novo sistema estava programada, inicialmente, para o final deste ano, depois postergada para 2021, pois a implementação da blockchain exigiu mais tempo para o desenvolvimento e testes de usuário.

No dia 30 de junho último, a ASX informou que o  lançamento foi adiado para abril de 2022.

Blockchain na Austrália impactada pela covid-19

Entre as  razões para a mudança no calendário estaria os impactos da  pandemia de covid-19 e a necessidade de acomodar as mudanças solicitadas pelas partes interessadas, fornecendo uma janela maior de oportunidades para o desenvolvimento do sistema.

Diversos países avaliam usar a blockchain em sistemas governamentais. O governo brasileiro, por exemplo, avalia alguns projetos.

No contexto do governo digital, a tecnologia blockchain tem o potencial de facilitar interações diretas entre instituições públicas, cidadãos e agentes econômicos. No nível mais básico, isso implica serviços públicos aprimorados no registro e troca de informações e processos.

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.