Espanha utilizará blockchain para rastrear energia renovável

A empresa espanhola de energia elétrica Iberdrola utilizará a tecnologia para comprovar a procedência de fontes energéticas renováveis

Por Redação  /  28 de janeiro de 2019
© - Shutterstock

Para garantir origem 100% renovável da energia consumida na Espanha, a companhia de energia elétrica Iberdrola utilizará a blockchain. O projeto foi desenvolvido em parceria com o banco Kutxabank, um banco baseado na Comunidade Autônoma Basca da Espanha. Com esse projeto, será possível acompanhar a procedência da energia desde a sua produção até o consumo final. A energia registrada tem origem nos parques eólicos de Oiz e Maranchón e na hidrelétrica de San Esteban.

O projeto utiliza smart contracts desenvolvidos na rede Ethereum pela plataforma Energy Web Foundation, desenvolvida para o setor energético. Dessa forma, o projeto conseguiu reduzir custos, eliminar a participação de terceiros, automatizar processos e aumentar a transparência. Além disso, também foi criada uma hierarquia de prioridades da energia nas fontes de origem.

Benefícios ao meio ambiente

O rastreio da “energia limpa” contribui para a diminuição da emissão de gás carbônico no meio ambiente. A blockchain possui características ideais para realizar o acompanhamento, desde a produção até o consumo da energia. Diante disso, essa tecnologia está sendo vista no setor energético espanhol e também tem chamado a atenção de outras empresas. Por exemplo, a companhia ACCIONA Energia também possui um projeto para utilização da tecnologia com a mesma finalidade.

A utilização de smart contracts da rede Ethereum possibilita uma nova forma de rastreio das informações. De modo similar ao utilizado pela Iberdrola, o festival Hyperglow utiliza a tecnologia no rastreio dos ingressos do evento. Diante disso, podemos ter projetos ainda mais interessantes com a utilização da  blockchain do que os apresentados em 2018.

O projeto da companhia energética espanhola foi noticiado pelo portal de notícias Criptonoticias.