A Bitfinex adicionou suporte para saques e depósitos em Bitcoin, por meio da Lightning Network, se tornando assim uma das primeiras grandes exchanges a oferecer serviços nessa plataforma. Com o novo recurso, os clientes podem retirar e depositar bitcoins na bolsa instantaneamente por meio da LN.

Em entrevista ao The Block, o CTO da Bitfinex Paolo Ardoino disse que a empresa também está trabalhando para trazer sua stablecoin USDT e Tether Gold para a rede. Segundo Ardonio, a exchange tem boas expectativas sobre a Lightning Network e espera levar o protocolo ao grande público.

“Acreditamos que a Lightning Network pode revolucionar a nossa indústria, pois permite micropagamentos P2P com pequenas taxas e alta velocidade de transferência. Sua natureza P2P carrega a força imparável do bitcoin. Ainda assim, requer mais conscientização, entendimento e adoção da comunidade. Uma grande exchange apoiando isso acelerará esse processo de adoção”, afirmou Ardoino.

Inicialmente, a exchange está rodando um node da LN e o usuário pode se conectar e abrir um canal de pagamentos através deste link.

Como funciona a Lightning Network

A LN é como uma segunda camada ao blockchain. Desse modo, ao invés de registrar todas transações no blockchain, as transações podem ser realizadas off-chain (fora da cadeia)O usuário abre um canal de pagamento entre as partes, que podem transacionar diversas vezes antes da transação realmente ser concluída e enviada ao blockchain.

Recentemente o número de nodes da Lightning Network atingiu a marca de 10.000 e registrou um novo recorde, após crescer 3,11% nos últimos trinta dias.