A regulação global do mercado cripto está avançando em vários países. Além de El Salvador, que transformou o bitcoin em moeda legal, Portugal, México e Honduras desenvolvem iniciativas de reconhecimento do criptoativo.

A visão pró-bitcoin dos três países foi apresentada por legisladores durante o Bitcoin 2022. O evento aconteceu na última semana em Miami, nos Estados Unidos, reunindo especialistas e entusiastas do mercado cripto.

O ex-diretor de estratégia da Blockstream, Samson Mow, convidou legisladores para falar sobre a regulação dos criptoativos no Bitcoin 2022. Atualmente, Sam Mow trabalha criando soluções voltadas para a adoção da moeda digital a nível global.

De acordo com o presidente do centro econômico Próspera, Joel Bomgar, em Honduras a adoção do bitcoin avança. Ele disse que no país sul-americano, o criptoativo é utilizado como moeda legal, assim como acontece desde setembro de 2021 em El Salvador.

Bitcoin no México e em Portugal

Além de Honduras, o México apresentou algumas iniciativas para adoção da moeda digital. Assim, no Bitcoin 2022, a senadora Indira Kempis afirmou que o país planeja criar uma regulação para o criptoativo.

Dessa forma, a parlamentar confirma que o bitcoin também pode ser considerado moeda legal no México. Enquanto isso, em Portugal existe uma região que não cobra nenhum tipo de imposto para quem investe em bitcoin.

Esse é o caso das Ilhas Madeiras. Recentemente, a ilha portuguesa anunciou uma proposta que pode atrair investidores de criptoativos com a isenção de tributos. Além disso, a região pretende adotar o bitcoin como moeda oficial, anunciou o presidente da região da Madeira em Portugal, Miguel Filipe Machado de Albuquerque.

“Acredito no futuro e acredito no Bitcoin. As pessoas na Madeira que compram e vendem bitcoin, não pagam impostos. Eles não estão sujeitos ao imposto de renda pessoal.”

El Salvador foi o primeiro país no mundo a reconhecer o bitcoin como moeda legal. Depois disso, outros países caminham para criar uma legislação para os criptoativos.

Assim como Portugal, Honduras e México, Estados Unidos e o Brasil avançam com propostas legislativas sobre moedas digitais. No entanto, até agora El Salvador é o único país no mundo a transformar o bitcoin em moeda legal.

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.