Os imóveis são historicamente reconhecidos como investimento seguro e de proteção de patrimônio. E o bitcoin também vêm se firmando como uma classe de ativos anticíclica. Mas qual dos dois é o melhor investimento, imóveis ou bitcoin? A resposta vai depender dos objetivos do investidor, pois ambos têm benefícios e riscos. 

Características dos investimentos imobiliários

O investimento imobiliário prevê a compra de imóveis com a intenção de alugá-los ou vendê-los para obter lucro. Desse modo, é possível trocar de casa, alugar um espaço comercial, ser um proprietário residencial, alugar uma propriedade para férias ou abrir um Airbnb.

O investimento imobiliário permite um portfólio diversificado. Além disso, a propriedade também é um investimento tangível; é possível extrair dinheiro e devolver valor a ele. Com uma compra e pesquisa adequadas, você pode obter dinheiro enquanto coloca valor em um ativo vendável.  Além disso, possuir propriedade possui incentivos fiscais em alguns países.

No entanto, um grande esforço está envolvido quando se trata de investimento imobiliário. Manter-se atualizado com as propriedades requer manutenção, atualização e reparos regulares. Os proprietários precisam receber aluguel e se preocupar com serviços públicos, sem mencionar que a compra de imóveis pode ser trabalhosa. 

Outro ponto é que os imóveis não são um ativo totalmente fluido. Ou seja, vender um imóvel às vezes leva tempo e há você gastar muito dinheiro nessas transações. Por outro lado, as pessoas precisam de um lugar para morar, portanto o setor imobiliário sempre será uma necessidade.


Bitcoin é mecanismo de proteção de patrimônio

O bitcoin e demais criptomoedas têm características diferentes. O bitcoin nunca será inflacionado, pois há um número limitado de tokens disponíveis. Além disso, o processo de compra e venda da moeda é simples, não exige grandes esforços e é muito líquida.

Na seara dos riscos estão a característica de ser um ativo intangível, ataques em exchanges e diversidade de criptomoedas. Além disso, o preço do bitcoin é volátil e pode sofrer grandes variações em pouco tempo.

Qual o melhor investimento, bitcoin ou imóveis?

Bitcoin ou imóveis, ambos são investimentos de longo prazo. Até hoje, quem ficou mais de dois anos no bitcoin não teve perdas e, em muitos casos, viu se patrimônio multiplicado por algumas vezes. Além disso, há investimentos no mercado mobiliário que podem ser feitos com tokens numa blockchain.

Portanto, a resposta para a pergunta inicial é muito subjetiva e cabe a cada investidor analisar as vantagens e desvantagens de cada investimento para decidir o seu.