Investir no bitcoin está muito além de pura especulação

Investir no bitcoin está muito além de pura especulação

Sim, o bitcoin é um ótimo veículo de investimento, mas entender o que essa criptomoeda e a blockchain representam te dará uma outra visão

Cadu Russo
Juliana Walenkamp
Investir no bitcoin está muito além de pura especulação
Cadu Russo
Juliana Walenkamp

Por Redação

Imagine que em 2004 fosse dada a você a chance de investir no nascente Facebook. Ou seja, antes de qualquer abertura de capital ou mesmo de se saber que a empresa se tornaria o que é hoje. Você poderia ter apostado no projeto e comprado uma pequena fatia dele. E hoje, 15 anos depois, certamente estaria rico. Agora transporte essa visão de investimento para o mundo dos ativos digitais ou mais especificamente do bitcoin.

Tela do Facebook em 2004

Tela do Facebook em 2004

Criado em resposta à desconfiança generalizada no sistema financeiro internacional após a crise do sub-prime em 2008, o bitcoin surgiu para ser um dinheiro digital que permitiria que transações fossem feitas sem intermediários e com custos baixíssimos.

Bem, o restante é história. Quem aderiu lá no início viu seu patrimônio multiplicar em relação a moedas fiduciárias como o dólar. Em 2013, dado mais recente do CoinMarketCap, o bitcoin era negociado a US$ 134,21. Hoje, seis anos depois, uma unidade da moeda supera os US$ 8 mil. Ou seja, quase 60 vezes mais.

Por que o bitcoin é mais que um investimento

No entanto, o bitcoin é muito mais do que um ativo para especulação. Sua criação deu poder às pessoas sobre os bancos, que até então detinham o monopólio das transações financeiras. Assim, pessoas no mundo todo passaram a dispor de uma ferramenta que as empodera numa economia cada dia mais digital.

Criptomoeda

Com o bitcoin, surgiu a blockchain e (hoje) milhares de tokens. Embora eles também possam ser usados como ativo especulativo, cada um deles tem uma aplicação na vida real. Por exemplo, o Ethereum, é uma plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e outras estruturas usando a mesma tecnologia blockchain. Já a IOTA, é um projeto com estrutura própria, Tangle, e que se propõe a ser uma camada de transações da internet das coisas. Ou seja, ela dará a humanos e máquinas a possibilidade de participar de uma economia emergente de dispositivos e objetos em geral conectados à internet.

Juliana Walenkamp

Business Development na Transfero Swiss AG

Juliana Walenkamp

Business Development na Transfero Swiss AG

Investir em um ativo digital é apostar em algo que você acredita. Seja em caráter financeiro, tecnológico, ou até mesmo ideológico

Esses são só dois exemplos. Outros tokens foram criadas para resolver outros problemas, como transações internacionais, desenvolvimento tecnológico, rastreabilidade da cadeia de suprimentos, KYC, e muito mais. Em outras palavras, investir em um ativo digital é apostar em algo que você acredita. Seja em caráter financeiro, tecnológico, ou até mesmo ideológico.

Entenda a blockchain como uma revolução similar à internet

Portanto, a blockchain é uma revolução similar à invenção da internet. A grande rede aproximou países e pessoas, colocou o conhecimento à disposição de todos, além de tornar cada ser humano do planeta um produtor de conhecimento. Mas ninguém pensou no mercado financeiro. A blockchain veio para suprir essa lacuna e dar ao cidadão novas possibilidades que a internet por si própria ainda não havia dado.

É importante lembrar que investir em um projeto de blockchain – e consequentemente em um ativo digital – é de fato um investimento de risco. Na maior parte dos cenários são empresas, que precisam de recursos para se desenvolver e estão sujeitos a simplesmente não vingarem. Por isso mesmo, é importante estar bem informado sobre o token que você está comprando. E como investimento de risco, nunca colocar uma fatia do patrimônio que vá tirar o teu sono.

Investimento em bitcoin de forma racional

Nesse contexto, a Transfero Swiss AG auxilia o investidor a entrar no mercado de crypto de maneira racional, conhecendo os riscos e as possibilidades de retorno inerentes a ele. A empresa é uma expert em gestão de investimentos e a cada dia se firma como uma porta de entrada para investidores que tem empatia por esse mercado não só pelas possibilidades financeiras mas também pela revolução que ele representa no mercado financeiro e tecnológico global.