Bill Clinton alerta sobre excessos na regulação dos criptoativos

Ex-presidente americano enfatizou que o excesso de regulação do blockchain pode se tornar prejudicial ao desenvolvimento da tecnologia

Por Redação  /  2 de outubro de 2018
Fonte: 123RF Fonte: 123RF

À despeito de os governos nacionais de alguns países estarem regulamentando as criptomoedas e as tecnologias associadas, há preocupações em torno da regulação desses ativos na comunidade global.

De acordo com o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, legisladores que buscam regular em excesso o blockchain prejudicar a tecnolgia. A fim de debater o assunto, Clinton participou da conferência Swell by Ripple, em São Francisco, noticiou o Coindesk.

Segundo Clinton, não se pode aplicar regimes regulatórios antigos a algo novo. Adicionalmente, o ex-presidente pediu que ocorra um esforço para regulação consciente do blockchain.

Em sessão de perguntas perguntas e respostas, Clinton abordou diversos temas. Entre eles, a desigualdade ao acesso de novas tecnologias, como o blockchain.  Ele as comparou ao aparecimento das primeiras soluções de comércio eletrônico nos anos 90.

Além de Clinton, participou da sessão de perguntas Gene Sperling, ex-consultor da Casa Branca e atual conselheiro da Ripple.

O Sweel by Ripple é organizado pela Ripple, que possui uma criptomoeda focada em soluções bancárias. A empresa tem tido adoção crescente pelos bancos e participa da recém criada SAIV (Securing American’s Internet of Value Coalition).

A crescente preocupação de figuras influentes na política americana com relação as criptomoedas e blockchain têm sido um sinal positivo. Assim, como no caso do posicionamento favorável do novo comissário da SEC, o discurso do ex-presidente traz confiança aos novos investidores do mercado de criptoativos. Dessa forma, fica fácil perceber que o tema está sendo tratado com seriedade.