Conheça os benefícios do blockchain para monitoramento de fornecedores

Conheça os benefícios do blockchain para monitoramento de fornecedores

Em parceria com a IBM, Natura, BRF e Carrefour implementam a tecnologia blockchain para monitoramento em busca de maior segurança e simplicidade

Conheça os benefícios do blockchain para monitoramento de fornecedores

Por Redação

Grandes empresas têm buscado soluções tecnológicas que utilizam a tecnologia blockchain aliada ao IoT e Big Data. A estratégia visa otimizar o monitoramento cadeia de suprimentos, aumentando o controle de qualidade sobre os produtos. Dessa forma é possível garantir a conformidade com as exigências legais e os princípios de responsabilidade socioambiental.

Segundo matéria publicada pelo Valor Econômico, empresas como a Natura, BRF e Carrefour estão desenvolvendo projetos utilizando blockchain. Em parceria com a IBM, que desenvolve a parte tecnológica dos projetos, estas empresas pretendem coletar mais informações sobre o produto em cada estágio da cadeia de suprimentos, tornando o processo de auditoria mais simples e seguro.

A tecnologia permitirá o compartilhamento de responsabilidades entre as empresas e seus fornecedores. Além disso, o monitoramento permitirá saber se o produto possui uma origem indevida. Também será possível saber se a sua qualidade não foi comprometida em algum ponto da cadeia de suprimentos.

Muitos ainda acreditam que a blockchain se limita às criptomoedas. Mas as empresas mais atentas ao potencial dessa tecnologia já se adiantaram ao trazer para o seu negócio os benefícios dessa inovação. Afinal, eles sabem o quanto é importante estar um passo à frente da concorrência.