BBVA prepara lançamento de serviços de criptomoedas

Segundo maior banco da Espanha deve escolher a Suíça como sede da sua empresa de custódia devido à regulação avançada

Por Redação  /  11 de dezembro de 2020
© - Shutterstock

O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA da Espanha (BBVA) estuda lançar serviços de criptomoedas, afirma o Coindesk.  O lançamento depende de autorizações regulatórias. A sede da nova empresa deve ser na Suíça, país que já tem regras avançadas no segmento.

O banco, o segundo maior da Espanha, integrou recentemente uma solução para fornecer infraestrutura de custódia  chamada SILO. Movimento semelhante foi feito pelo Gazprombank da Rússia. A solução foi projetada pela Avaloq, uma startup de desenvolvimento de software bancário, e pela METACO, uma especialista suíça em criptomoeda.

BBVA se une a outras instituições em criptomoedas

O BBVA se une a outras instituições bancárias que oferecem serviços crypto, por exemplo negociação e custódia. O movimento segue o interesse do mercado institucional e investidores de varejo pelo bitcoin e pelo mercado de ativos digitais em geral.

O Coindesk menciona que a recusa de alguns bancos de entrar nesse mercado pode ser prejudicial a eles. Devido à mudança de foco dos investidores de títulos tradicionais para criptomoedas, em reconhecimento ao bitcoin como uma proteção contra inflação.

Nos Estados Unidos, a Agência Controladora da Moeda (OCC) autorizou bancos nacionais a oferecerem serviços de custódia de criptomoedas. Goldman Sachs e Morgan Stanley foram alguns deles.