Assim como a China, o Brasil está avançando com o projeto de uma moeda digital. Chamada real digital, o projeto será classificado como uma moeda de preço estável controlada pelo Banco Central, também conhecida como CBDC.

De acordo com o Banco Central, o real digital se prepara para uma fase de testes da moeda. A novidade foi anunciada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Sendo assim, a fase de testes da moeda pode acontecer no segundo semestre de 2022. Nessa fase de testagem, as transações com o real digital serão corrdenadas pelo Sistema de Transferência de Reservas (STR).

Banco Central vai testar real digital

A fase de testes do real digital se aproxima e Roberto Campos Neto anunciou a CBDC durante uma live recentemente. Segundo o presidente do Banco Central, será criado um sistema STR Digital, focado na moeda criada pelo órgão.

“Então a gente vai ter como se fosse um sistema em cima desse, um STR digital, onde vai ser garantido pela moeda digital, o Real Digital.”

Ou seja, cada banco poderá emitir moedas digitais de acordo com sua movimentação financeira de depósitos em dinheiro. Ao falar sobre o avanço do real digital, Campos Neto afirma que não existem outros projetos como a moeda digital brasileira.

Além do Brasil, a China está avançando com o yuan digital, a CBDC do país asiático. Ao contrário do real digital, que será testado ainda no segundo semestre de 2022, o yuan digital já foi utilizado por 140 milhões de pessoas.

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.