Ativos DeFi têm se valorizado em relação ao Bitcoin

Nos três meses até junho, quase todos os tokens de DeFi subiram em relação à criptomoeda líder, aponta estudo

Por Redação  /  11 de setembro de 2020
© - Shutterstock

Um estudo da plataforma de criptoativos dYdX aponta que quase todos os ativos de DeFi (finanças descentralizadas) se valorizaram na comparação com o bitcoin nos três meses até junho. Segundo a análise, o mercado teria começado a levar em conta os fundamentos. “E, como os protocolos DeFi são os que têm tido mais tração, eles também estão vendo os maiores influxos de capital”.

Além disso, muitos destes tokens estão melhorando os mecanismos pelos quais garantem maior valor para seus detentores. Assim, a maioria tem como fundamentais as taxas e um protocolo de governança.

Atualmente, a volatilidade do bitcoin está menor, mas o estudo diz que será interessante acompanhar as DeFi quando essa oscilação voltar com mais força. “Em geral, a baixa volatilidade do bitcoin dá aos outros ativos mais espaço para respirar, conforme os investidores desviam sua atenção do bitcoin”, diz o documento. Uma performance robusta em meio à maior volatilidade do bitcoin indicaria que o mercado vê o DeFi como independente do bitcoin.

Ativos DeFi superam desempenho do mercado

Outro ponto positivo é que, após dois anos de desempenho fraco para “quase todos os criptoativos fora do bitcoin”, a performance dos ativos com protocolo DeFi superou com folga o resto do mercado. “O que começou como alguns experimentos de engenharia financeira se transformou rapidamente em uma classe de ativos cripto emergente”, avalia a Dydx. E acrescenta: “parece que o DeFi está finalmente começando a comer partes do CeFi (ou finanças centralizadas”.

O que começou como alguns experimentos de engenharia financeira se transformou rapidamente em uma classe de ativos cripto emergente.

O documento destaca, ainda, a velocidade do crescimento deste setor, bem maior do que a de ativos crypto que vieram antes. “Exchanges descentralizadas, incluindo a dYdX”, processaram um volume mais de 1700% maior em maio de 2020 do que em janeiro de 2019”, afirmou a empresa.

Essa valorização, contudo, não é mero acaso, mas pode ter base em fundamentos, aponta o texto. Isso porque muitas dessas redes se baseiam em tokens que ganham valor com o crescimento do seu uso. Assim, sua valorização pode ser fundamentada em elementos como os fluxos de dinheiro para aquele token.