As stablecoins vêm ganhando espaço no mercado de moedas digitais. Esse tipo de criptomoeda é, geralmente, pareado com moedas fiduciárias — embora haja outras possibilidades —, o que garante uma maior estabilidade de valor. Mas então surge a questão: se as stablecoins valem o mesmo que uma moeda tradicional, quais as vantagens delas?

Uma das vantagens das stablecoins é que é mais fácil comprá-las que comprar, por exemplo, dólar ou libra. Nesse sentido, não há mínimo ou máximo para a compra desse tipo de criptomoeda. Além disso, essa operação não exige que a pessoa tenha uma conta em banco ou um cofre para guardar os recursos.

As stablecoins também permitem que o investidor acessem produtos de finanças descentralizadas (DeFi). Ou seja, pode investir esses recursos de diferentes maneiras e ganhar rendimentos.

Envio de recursos para qualquer lugar é uma das vantagens das stablecoins

Se, no entanto, a ideia não for investir, mas enviar dinheiro para outra pessoa, as stablecoins também trazem vantagens. Isso porque não só sua transferência é quase imediata, mas também segura e mais barata do que a de uma moeda fiduciária. Além disso, esses envios podem ser para indivíduos ou empresas em qualquer lugar do planeta e sem as restrições do horário bancário.

Ter stablecoins em sua carteira digital ainda dá ao investidor uma posição vantajosa na hora de fazer investimentos crypto. Imagine uma pessoa que tenha BRZ — stablecoin da Transfero Swiss pareada ao real — e veja uma boa oportunidade surgir, por exemplo, no bitcoin. Basta acessar a exchange e comprar a criptomoeda líder rapidamente. Contudo, se esse investidor tivesse suas reservas em dólares, a operação levaria bem mais tempo.

Do mesmo modo, as stablecoins representam uma saída segura quando um criptoativo está se desvalorizando. Tendo em mente a bolha do bitcoin de 2017. Se um investidor notasse que o preço começou a cair rapidamente e quisesse vender esse ativo, uma stablecoin seria uma boa alternativa para a troca. Isso porque é uma operação rápida, e o preço da stablecoin só varia conforme mude a cotação da moeda à qual ela está atrelada.

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.
Um token pareado ao Real Brasileiro