As 10 opiniões mais relevantes de Jack Dorsey sobre bitcoin

Conheça as principais falas (e as polêmicas) do ex-CEO do Twitter quando o assunto é bitcoin e criptoativos

Por Redação  /  24 de janeiro de 2022
© - Shutterstock

Jack Dorsey deixou o cargo de CEO do Twitter, companhia que ele ajudou a fundar em 2006, para se dedicar ao mercado de criptoativos. Ou melhor, bitcoin. Antes mesmo de novembro de 2021, quando anunciou a sua saída, Dorsey já era um ativo membro do mercado cripto, seja por meio da Square (atual Block), que aceita bitcoin desde 2014; seja como desenvolvedor ou como entusiasta mesmo.

Aqui você vai ler as 10 principais opiniões e explicações de Jack Dorsey sobre bitcoin, metaverso e, até mesmo, a paz mundial.

Foco em bitcoin, mesmo quando era CEO do Twitter

Em entrevista dada à Bitcoin Magazine em 7 de junho de 2021 (que você pode ver por aqui), um pouco antes de anunciar sua saída do Twitter, Jack explicou a importância da criptomoeda em sua carreira:

Para mim, o bitcoin muda absolutamente tudo. O que mais me atrai é o ethos, é o que ele representa, são as condições que o criaram, que são tão raras e tão especiais e tão preciosas. Não acho que haja algo mais importante na minha vida para trabalhar e não acho que haja algo mais capacitador para as pessoas ao redor do mundo.

 Tudo o que eu puder fazer, tudo o que minhas empresas puderem fazer para tornar o bitcoin acessível a todos é como vou passar o resto da minha vida. Se eu não estivesse na Square ou no Twitter, estaria trabalhando no bitcoin. Se precisasse de mais ajuda do que Square e Twitter, eu os deixaria para o bitcoin. Mas acredito que ambas as empresas têm um papel a desempenhar e acho que qualquer coisa que possamos fazer como empresas para ajudar a encontrar a interseção certa entre uma narrativa corporativa e uma narrativa aberta da comunidade é a melhor.

Mas em 2014, a história era outra

No começo de 2014, a Square passou a aceitar bitcoin como moeda para transações. Nessa época, no entanto, Jack pouco sabia sobre o mercado de cripto, como ele contou na Consensus conference, em maio de 2018:

Eu realmente não entendi as implicações do bitcoin até três ou quatro anos atrás [2014], quando tivemos alguns engenheiros da Square [atual Block] que queriam construir um sistema para a aceitação do bitcoin para a loja online deles. Eu disse que sim, demorou cerca de três ou quatro meses, e eles fizeram isso para que qualquer vendedor pudesse aceitar bitcoin sem saber que a gente estava entrando no bitcoin.

Cripto e negócios

Logo que entendeu o conceito todo, Dorsey passou a falar mais abertamente ao público sobre quais seriam as implicações do bitcoin tendo em vista os negócios. Como ele falou neste episódio do podcast do Lex Friedman , em 24 de abril de 2020:

Eu acredito muito no bitcoin, porque o nosso maior problema como empresa [Block] é que não podemos agir como uma companhia de Internet, abrir um novo mercado. Temos que ter uma parceria com um banco local. Temos que prestar atenção aos diferentes ambientes regulatórios de integração. E uma moeda digital como o bitcoin leva muito disso, onde podemos potencialmente lançar um produto em todos os mercados do mundo, porque todos estão usando a mesma moeda. E temos um entendimento consistente de regulamentação e integração e o que isso significa. Então eu acho, você sabe, que a Internet continuando a ser acessível às pessoas é o número um. E então eu acho que a moeda é o número dois. E isso permitirá muito mais inovação, muito mais velocidade em termos do que podemos construir e outros podem construir. E é simplesmente muito emocionante. Então, quero dizer, eu quero ser capaz de ver isso e sentir isso na minha vida.

Sobre as possibilidades do bitcoin

No final de 2021, Jack chegou a dizer, em uma resposta à cantora Cardi B em sua conta oficial do Twitter, que o bitcoin pode substituir o dólar como moeda universal. A opinião não vem de agora: em 2018, numa famosa entrevista que deu ao jornal londrino The Times, Dorsey falou isso:

O mundo acabará por ter uma moeda única, a Internet terá uma moeda única. Pessoalmente, acredito que será o bitcoin. Isso provavelmente em dez anos, mas pode ser mais rápido

Bitcoin > Ethereum

Toda vez que Jack fala de criptoativos, ele está mais interessado no bitcoin. A ethereum, que tem ficado cada vez mais em evidência por conta das transações de NFT, não é bem vista por Dorsey. O ex-CEO do Twitter já criticou a ETH algumas vezes, mas mais diretamente em 23 de dezembro de 2021, quando ele foi direto no ponto:

Não sou anti ETH. Sou anticentralização, de propriedade de fundos de VC, ponto único de falha e mentiras controladas por empresas. Se seu objetivo é anti-establishment, eu prometo que [a saída] não é a ethereum. Não acredite ou confie em mim! Basta olhar para os fundamentos.

Metaverso: polêmica 1

Falando em assuntos do hype que Jack Dorsey critica, o metaverso entra na lista. Em 20 de outubro de 2021, o usuário do Twitter @udiverseblack publicou a seguinte ideia: “a palavra ‘metaverso’ foi criada por newal stephenson no livro ‘snowcrash’ e, originalmente, descrevia um mundo virtual de propriedade das corporações onde os usuários finais eram tratados como cidadãos numa ditadutra corporativa distópica. e se o neal tivesse certo”. Jack Dorsey que ainda era CEO do Twitter na época apenas retuitou esta publicação com esse comentário: “NARRADOR: Ele estava”

Web 3 para todos

A Web3, termo usado para se referir a uma “nova geração da internet” com base em blockchain, é uma nova mania entre os fundos de venture capital norte-americanos. O assunto está tão quente que fundos como Andreessen Horowitz estão criando grupos de foco para estabelecer os protocolos do novo paradigma da Web. Jack Dorsey, em favor da descentralização total, falou isso sobre a Web3 em 21 de dezembro de 2021 em sua conta oficial do Twitter: 

Você não possui “web3”.

Os VCs e seus LPs sim. Nunca escapará aos seus incentivos. Em última análise, é uma entidade centralizada com um rótulo diferente.

Saiba no que você está se metendo…

Em defesa dos desenvolvedores

Atento aos processos judiciais em crescimento no mundo de cripto, Jack Dorsey se posicionou em 11 de janeiro deste ano. Jack se juntou a Alex Marcus e Martin White e criou o Fundo de Defesa do bitcoin, em um e-mail para desenvolvedores ele explicou qual o objetivo do fundo:

A comunidade de bitcoin é, atualmente, o assunto de litígios de muitas fontes. Os litígios e as ameaças continuas estão tendo o efeito que queriam: indivíduos estão escolhendo se render na ausência de apoio legal. Desenvolvedores open source, que são na maioria das vezes independentes, ficam especialmente suscetíveis ‘a pressão legal. Em responsta  aisso, nós propomos uma resposta coordenada e formalizada para defender os desenvolveroes. O Fundo de Defesa Legal do bitcoin é uma entidade sem fins lucrativos que tem objetivo de minimizar as dores de cabeça legais que desencorajam os desenvolvedores de software de, de fato, desenvolverem bitcoin e projetos relaiconados, como os protocolos de privacidade do bitcoin.

O objetivo do fundo é defender desenvolvedores de processos relativos às suas atividades no ecossistema do bitcoin, incluindo: descrobrir e reter advogados para conselho; deselvomver estratégia de litígio e pagar pelas tarifas legais. Essa é uma opção grátis e voluntária para desenvolvedores usarem se eles precisarem. O fundo vai começar com voluntários corporativos e advogados. 

Bitcoin & a paz mundial

Se tomar o lugar do dólar não é o bastante, Jack vê o bitcoin com um outro grande destino na sua frente. Em 21 de julho de 2021, Jack participou da B Conference ao lado de Elon Musk para falar sobre o bitcoin como uma ferramenta de empoderamento econômico (o vídeo completo da conferência está aqui, e vale a pena tirar uma hora do seu dia para assistir). Por lá, ele falou isso aqui: 

Minha esperança é que o bitcoin crie a paz mundial ou ajude a criar a paz mundial. 

Temos todos esses monopólios desequilibrados e o indivíduo não tem poder e a quantidade de custo e distração que vem do nosso sistema monetário hoje é real e tira a atenção dos problemas maiores.

Todas essas distrações com as quais temos que lidar diariamente afastam os objetivos maiores que afetam cada pessoa neste planeta e tendem a afetar cada vez mais. Você corrige esse nível fundamental e tudo acima dele melhora de uma maneira tão dramática. Vai ser a longo prazo, mas minha esperança [com o bitcoin] é definitivamente a paz.


Tags