Os tokens não fungíveis (NFTs) representam o futuro da arte criada a partir da tecnologia blockchain. Através da tokenização, a relação entre artistas e colecionadores de obras é estreitada, em um universo completamente digital.

Em entrevista ao Panorama Crypto, o COO do Holaplex, Matthew Stotts, destaca como os NFTs revolucionaram o mercado de arte. Além de proporcionar mais liberdade aos criadores, o token não fungível democratiza o acesso ao mercado de obras de arte, sem a necessidade de algum tipo de patrocínio.

“Os NFTs removem as barreiras para os artistas alcançarem seus verdadeiros fãs e colecionadores, onde quer que vivam ou trabalhem no mundo. Fazer arte com NFTs não requer qualquer aprovação, autoridade ou patrocínio.”

NFTs representam “arte sem permissão”

O mercado crypto vivencia uma nova febre provocada por NFTs. De artes digitais aos jogos de metaverso, tokens não fungíveis estão conquistando vários setores, criando um novo mercado para as artes digitais.

Para Matthew Stotts, os NFTs representam um novo tipo de arte que não precisa de permissão para existir. Ao contrário do mercado tradicional de arte, os tokens não fungíveis se popularizaram entre artistas que fogem do convencionalismo.

“Esta nova forma de ‘arte sem permissão’ está se tornando cada vez mais popular entre criadores e colecionadores.”

Com plataformas como o Holaplex, é possível desenvolver NFTs que podem ser facilmente comercializadas no mercado crypto. Agora, os criadores possuem total autonomia diante das artes que são transformadas em tokens.

matthew stotts

Matthew Stotts: NFTs são a desintermediação da arte

O mercado de NFTs representa muito mais que uma renda extra para os usuários que criam artes tokenizadas. De acordo com Stotts, existem criadores que já sobrevivem inteiramente deste mercado, utilizando o Holaplex para desenvolver suas artes digitais.

“Estamos agora em um mundo onde os criadores têm 100% de controle sobre suas criações e podem ganhar a vida vendendo sua arte online. No Holaplex, temos alguns criadores que trabalham em tempo integral em nossa plataforma.”

O Holaplex é uma plataforma que possui ferramentas que auxiliam na criação de NFTs no mercado. Além disso, a plataforma permite a negociação dos tokens, onde os artistas podem montar lojas virtuais dentro do próprio site.

De acordo com o COO da plataforma, milhares de artistas digitais já fazem parte do Holaplex, que foi desenvolvido a partir da tecnologia blockchain da Solana. Com taxas mais baratas que outras redes famosas no mercado crypto, as transações são rápidas na Holaplex, que também serve como um local de armazenamento dos tokens não fungíveis.

“O Holaplex cria ferramentas simples e fáceis de usar para que criadores e artistas independentes criem e compartilhem seus projetos NFT. Os colecionadores usam o Holaplex porque as transações são rápidas, as criações digitais que compram são armazenadas permanentemente usando a tecnologia IPFS ou ARweave e não há taxas de gás caras como Ethereum.”

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.