Argentina e Paraguai usam bitcoin em transação aduaneira

Operação de exportação/importação de produtos para fumigação e controle de pragas usou solução de pagamento crypto da Bitex

Por Redação  /  4 de março de 2019
© - Shutterstock

A América Latina pode comemorar a sua primeira transação em bitcoin para realizar o pagamento de uma operação aduaneira. A carga comercializada foram produtos para fumigação e controle de pragas transportada entre Argentina e o Paraguai. A empresa argentina que fabrica esses produtos utilizou os serviços da Bitex, de soluções de pagamentos crypto. Por isso, a transação foi realizada com custo menor e de forma mais ágil do que utilizando o sistema SWIFT.

A utilização da criptomoeda como meio de pagamento beneficia pequenas empresas a realizar comércios aduaneiros. Segundo afirma Marcelo Moscatelli, Business Development da Bitex, o bitcoin é utilizado apenas como um veículo para processar o pagamento. Assim, o cliente contratante realiza um depósito na Bitex utilizando sua moeda local. Por outro lado, a outra empresa cliente recebe também em sua moeda local, ou em dólar, caso prefira.

O custo total da transação foi de US$ 7.100,00, o que equivale a menos de dois bitcoins pela cotação atual, segundo matéria publicada no Diario do Bitcoin. Uma transação com esse valor pode se tornar inviável utilizando a rede SWIFT que possui custos fixos. Já a Bitex cobra apenas 1% em cima da transação realizada. Por isso, seus principais clientes devem ser empresas de pequeno e médio porte.

O avanço da tecnologia crypto na América Latina

Os países da América Latina tem apresentado diversos projetos para desenvolvimento de serviços e produtos utilizando a tecnologia crypto. Recentemente o banco colombiano Davivenda começou a desenvolver um sistema de pagamentos utilizando a tecnologia crypto. O projeto está sendo desenvolvido pela Koibanx, que possui diversos outros projetos em desenvolvimento na América Latina.

O portal de notícias Diario do Bitcoin noticiou a transação aduaneira realizada pela Bitex no último dia 15 de fevereiro.


Tags