Uma longa jornada em busca da aprovação do primeiro ETF

Existe uma grande expectativa para que em breve a SEC aprove o primeiro ETF de um ativo baseado nas criptomoedas; veja o histórico das diversas tentativas

Por Redação  /  18 de fevereiro de 2019
© - Shutterstock

Existe uma grande expectativa do mercado financeiro para a aprovação do primeiro ETF pela SEC para um criptoativo. Sigla para exchange traded fund  (fundo de ações), o ETF é muito aguardado pelo mercado, já que é visto como um gatilho de adoção e preço das criptomoedas. Segundo o Comissário da SEC, Robert J. Jackson Jr, a aprovação do primeiro ETF nesse mercado é apenas uma questão de tempo. A afirmação foi feita durante uma entrevista ao portal de notícias Bitcoinst.

Contudo, houve um longo caminho trilhado pelos criptoativos até esse estágio de confiança do mercado. Os irmãos Winklevoss, conhecidos pelo seu envolvimento na criação do Facebook, já tentaram conseguir a aprovação da agência. Em 2017, a SEC rejeitou uma proposta submetida para criação de um ativo lastreado no bitcoin. A rejeição veio após uma jornada de três anos tentando ter a aprovação da agência e poder listar o ativo na Bats BZX Exchange. Após um pedido de revisão submetido pela Bats, o ETF foi novamente rejeitado em 2018.

Leia também: Gemini: criptomoedas no mainstream

Outra tentativa que acabou em rejeição foi a submissão de duas propostas da Bitwise Asset Management. Os argumentos apresentados pela SEC foram os mesmos relatados no pedido apresentado pelos irmãos Winklevoss. A agência alega não haver mecanismos que garantam a segurança do ativo contra manipulações e fraudes. Apesar das sucessivas rejeições, a SEC enfatizou em todos os casos que se tratava de uma não conformidade com a proposta submetida, não com o mercado de criptomoedas.

A jornada em busca da aprovação da SEC continua

A resposta para o pedido submetido pela CBOE continua sendo aguardado com otimismo pelo mercado financeiro. No entanto, outros pedidos foram submetidos recentemente em busca da aprovação da agência. A Bitwise enviou um novo pedido no início de 2019 para a aprovação de um produto baseado no bitcoin. Além disso, os irmãos Winklevoss pretendem continuar buscando a aprovação para emissão de um produto no mercado financeiro americano.

Seguindo o discurso de Robert J. Jackson Jr, a aprovação do primeiro ETF parece ser apenas uma questão de tempo. Contudo, a Suíça já saiu na frente e aprovou o primeiro ativo baseado em criptomoedas para a sua bolsa de valores. Dessa forma, espera-se que após a primeira aprovação, muitas outras virão na sequência.


Tags