Amazon oferecerá uma blockchain ‘para chamar de sua’

A gigante está desenvolvendo um serviço na nuvem que possibilitará administrar uma estrutura blockchain de forma simples

Por Redação  /  17 de janeiro de 2019
© - Shutterstock

A Amazon está desenvolvendo um serviço na nuvem que permitirá administrar uma blockchain de forma simples. O Amazon Managed Blockchain promete simplificar o processo de criação de uma blockchain garantindo a segurança propiciada pela tecnologia. Dessa forma, em conjunto com seus AWS Blockchain Partners, a empresa pretende oferecer uma administração centralizada para estruturas blockchain. Assim, a AWS oferecerá a segurança e transparência da tecnologia como estrutura para sua aplicação na nuvem.

A difusão da blockchain pode beneficiar os provedores de serviços na nuvem. Por isso, essas empresas têm buscado desenvolver serviços que se utilizem dessa tecnologia. A AWS, o serviço de nuvem da Amazon, tem buscado explorar o potencial dessa tecnologia e está desenvolvendo um novo produto. O serviço utilizará os frameworks Ethereum e Hyperledger Fabric para construção da estrutura blockchain.

Críticas ao projeto da Amazon

A ideia de criar uma administração centralizada para a estrutura descentralizada da blockchain parece paradoxal. O projeto recebeu a crítica de diversos especialistas da área, como o criador da ethereum, Vitalik Buterin. Em uma publicação do portal Criptonoticias, o projeto foi questionado sendo visto com um propósito direcionado ao marketing.

O projeto da Amazon é mais um produto que se utiliza da tecnologia das criptomoedas para trazer benefícios à sua estrutura. Independente das controvérsias envolvendo a sua finalidade, é importante notar o reconhecimento da Amazon para a importância dessa tecnologia. Como muitos produtos do mundo crypto, a adoção do serviço irá demonstrar se essa será uma ferramenta promissora ou apenas uma moda passageira.