Algoritmo do Ethereum contribui com a democracia, diz Vitalik Buterin

Em evento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, destacou que o financiamento quadrático contribui para a democracia

Por Redação  /  9 de julho de 2021
© - Shutterstock

Um dos grandes desafios para a sociedade e também para o governo é incentivar e financiar iniciativas que possam ter efeitos positivos para a comunidade. “O governo precisa garantir os bens públicos, incentivar investimentos e não deixar de lado projetos percebidos como menos urgentes”, disse a Secretária Nacional do Consumidor do Ministério de Justiça e Segurança Pública, Juliana Domingues, durante o evento “Futuros Radicais: liberdade para transformar”, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Segundo ela, o pensamento inovador é fundamental para a democracia.

Juliana moderou o painel sobre Financiamento de Bens Públicos, que contou com a participação do criador do Ethereum, Vitalik Buterin. Ele apresentou experiências relacionadas ao algoritmo de financiamento quadrático e aprendizados na área. Para Buterin, esse modelo permite que qualquer pessoa arrecade fundos para uma iniciativa que acredite ser um bem público. Um dos exemplos citados foi a arrecadação de recursos feita pela comunidade, para a implementação de uma melhoria que reduz as taxas do Ethereum.

Financiamento quadrático e possibilidades de uso democrático

“Qualquer pessoa pode contribuir para qualquer projeto, como um crowdfunding, e um mecanismo monitora as contribuições”, destacou Buterin. O algoritmo é detalhadamente explicado em uma cartilha elaborada pelo criador do Ethereum, que resume o cálculo da seguinte maneira: “para qualquer projeto, tire a raiz quadrada da contribuição de cada contribuinte, some esses valores e tire o quadrado do resultado”.

O modelo permite que os projetos com mais apoiadores sejam mais facilmente identificados, o que pode atrair mais investidores e, assim, proporcionar maiores chances de desenvolvimento.

O mesmo algoritmo pode ser utilizado para votação e pagamentos, por exemplo, o que demonstra que a inovação tecnológica é essencial para a democracia. “A ferramenta permite a arrecadação de recursos para os mais diversos objetivos, seja a criação de um software de código aberto, seja um serviço de notícias confiáveis ou mesmo proteção ambiental”, ressaltou.

De acordo com Buterin, a ideia está alinhada a modelos de governança descentralizada. “Isso vai além da tecnologia. É uma transformação social que tem potencial para mudar a forma como tomamos muitas decisões públicas, grandes e pequenas”, destacou.

Na cartilha elaborada por Buterin, ele cita alguns testes bem-sucedidos com o modelo quadrático. “Testes em pequena escala já foram implantados: o hackathon presidencial taiwanês usou a votação quadrática para escolher os projetos, o Gitcoin Grants usou o financiamento quadrático para financiar bens públicos no ecossistema Ethereum, e o partido democrata do Colorado também experimentou a votação quadrática para determinar sua plataforma partidária”, ressalta o material.


Tags