Adoção em massa das moedas digitais mais perto

Para o CEO da Bitpay, adoção em massa das moedas digitais será realidade em três a cinco anos. Adoção poderá influenciar preços das criptomoedas no médio prazo

Por Redação  /  5 de janeiro de 2019
(Crédito: 123RF) (Crédito: 123RF)

O CEO da Bitpay, Stephan Pair, afirmou que a adoção em massa das criptomoedas só se dará daqui a três a cinco anos. Ele falou sobre o assunto numa entrevista com a rede de notícias americana CNBC. A Bitpay é uma plataforma que permite pessoas e empresas a pagarem e receberem em bitcoin.

A previsão é mais otimista do que a feita por ele mesmo no passado.  Ele dizia que a adoção das moedas digitais levaria uns dez anos. Portanto, para Pair, a adoção em massa está mais próxima do que pensamos.

+Leia também:
– Petro será obrigatório para petróleo venezuelano
– 
Stablecoins: transações crescem mais de 11 vezes em três meses

Além disso, Pair disse que o ETF de bitcoin não é a solução para todos os problemas do mercado. No entanto, ele destacou que uma adoção mais ampla elevará os preços. Obviamente, se a história recente puder ser considerada um guia para o futuro.

“Eu dizia que em 10 anos haveria a adoção em massa, mas agora acho que são mais de três a cinco anos até você entrar em um restaurante, um estabelecimento de varejo, e esperar que aceitem um pagamento na blockchain.”

Adoção pode ser um driver

Decerto que houve uma maior adoção pelas empresas nos últimos 12 meses como forma de pagamento. Contudo, as recentes quedas de preço podem afetar negativamente a adoção nesse meio tempo. Isso porque, os preços dos criptoativos têm sido puxados pela especulação e não pelo uso.

Além do mais, é importante ressaltar que a especulação traduz a percepção atual do investidor em relação à adoção futura. Portanto, pode fazer sentido a previsão de Pair de uma percepção de maior uso numa janela de três a cinco anos. Da mesma forma que ocorreu com os cartões de crédito e débito, hoje um padrão da indústria.