7 respostas sobre a Ethereum, pelo próprio Vitalik Buterin

Em entrevista, o líder da Ethereum Foundation fala com otimismo sobre o posicionamento da empresa no ambiente das criptomoedas e sobre o valor da moeda nativa ether

Por Redação  /  17 de abril de 2019
© - Shutterstock

O líder da Ethereum, Vitalik Buterin, concedeu entrevista ao Unchained podcast, na qual comentou sobre o cenário atual da sua empresa. Entre os temas abordados estiveram regulação e o posicionamento da Ethereum no ecossistema crypto. O ether, a criptomoeda nativa da Ethereum, é uma das três moedas com maior marketcap na atualidade. Veja abaixo os principais tópicos abordados no bate-papo:

A Ethereum vem perdendo a liderança?

As criptomoedas não podem ser vistas pela mesma ótica de uma empresa. Por isso, o valor de mercado do ether não é o seu foco, ao contrário de outras altcoins. A implementação do Ethereum 2.0, por exemplo, foi um evento distribuído em diversas atualizações que funcionam de forma independente.

Perda de espaço no mercado crypto

Por esse mercado ser extremamente novo, é natural que a participação de cada criptomoeda no marketcap total sofra variações naturais. A Ethereum é a primeira plataforma com a possibilidade de criação de smart contracts generalistas. Por isso, tende a ter uma participação cada vez menor no marketcap total das criptomoedas desse segmento. Esse movimento natural também pode ser observado no bitcoin, que possuía 100% do market share e agora está em torno de 51%.

Novas tecnologias vão tornar o Ethereum obsoleto?

O lançamento das side chains do bitcoin foi o primeiro boato de que uma nova tecnologia tornaria o Ethereum obsoleto. Não há preocupação sobre o Ethereum se tornar obsoleto porque ele não é apenas uma coisa técnica. É um ecossistema para construir outras ferramentas.

O Ethereum possui uma postura “maximalista”?

A postura da comunidade Ethereum sempre foi de colaboração com outras criptomoedas, como a Z-Cash e, recentemente, a Ethereum Classic. No entanto, a Ethereum é a plataforma mais descentralizadora para construção de smart contracts atualmente. Por isso, Buterin acredita que não deverá ser superada por outras tecnologias, como a Tron, por exemplo.

Sobre o MolochDAO

É muito bom ver pessoas dentro da comunidade levando o Ethereum para direções que acreditam fazer sentido. Ter diferentes filosofias é algo valioso para o Ethereum, ao contrário do pensamento comum em muitas grandes corporações. Contudo, ainda há grandes desafios a ser superados e o MolochDAO ainda não possui um grande fundo como o EOS.

O valor de mercado do Ethereum é importante?

Ethereum

O valor não é o mais importante, salvo por situações extremas. Os processos regulatórios são mais importantes, pois as aplicações construídas no Ethereum é que geram valor para as pessoas. A segurança também é um fator mais importante do que o valor de mercado.

Como a blockchain irá mudar o mundo?

Todos queremos trazer soluções melhores para questões sobre identidade e reputação. A médio prazo, a blockchain tem um potencial de conectar pessoas em diferentes partes do mundo formando uma economia global. Isso irá permitir que pequenas empresas possam transacionar ativos entre si, facilitando a competição com grandes empresas. A longo prazo haverá mais fontes de dados, mais formalização da identidade, reputação e comunidade. No entanto, o lado ruim são os hacks e scams dos ICOs que precisam sempre ser combatidos.

O crescimento da concorrência

Apesar da tranquilidade do líder e criador do Ethereum, outras plataformas semelhantes têm crescido bastante no ambiente crypto. Recentemente, a IBM fechou parceria com a Stellar para a criação de um sistema de pagamentos inovador. Essa diversidade é boa para aumentar a competitividade do mercado crypto e beneficiar a todo o ecossistema.


Tags