As 50 maiores empresas instaladas no Crypto Valley valem US$ 37,5 bilhões, mostra estudo produzido pela Crypto Valley Venture Capital (CVVC). Esse é o nome dado à região na Europa que atraiu vultosos investimentos do setor de crypto. Inicialmente, ele se restringia ao cantão de Zug, na Suíça. Mas, hoje, ele cresceu e passou a incluir outras localidades suíças e também Liechtenstein. Além disso, segundo estudo recente, essas 50 empresas têm 776 funcionários. Mas fazem parte de um ecossistema maior: 919 companhias compõem o Crypto Valley e empregam um total de 4.784 pessoas.

No grupo, há 6 empresas unicórnio

Segundo o relatório CV VC Top 50 Report, relativo ao primeiro semestre de 2020, entre as 50 principais empresas estão seis unicórnios. Ou seja, são start-ups que alcançam mais de US$ 1 bilhão em valor de mercado. E uma delas é o Ethereum.

A maioria das principais empresas do Crypto Valley (23 das 50) opera no setor de tecnologia de blockchain. Entram nesta lista empresas de dados e análises; hardware e infraestrutura; e plataforma e protocolo. É neste último subgrupo que está o Ethereum. Conforme o relatório, o valor destas companhias tem relação direta com “quantas aplicações bem sucedidas são construídas” nessas redes.

Empresas do Crypto Valley atuam também na área das artes

A segunda categoria é a indústria financeira, da qual fazem parte 22 das 50 maiores empresas. Essas fintechs atuam em uma ampla gama de áreas. Elas vão de gerenciar ativos a tecnologia de pagamento, por exemplo. Além disso, há companhias da área de garantias de liquidez e plataformas de empréstimo, como a Aave.

Há, ainda, cinco empresas que fogem um pouco desse escopo e se enquadram na classificação “Outras indústrias” do relatório. Assim, entram nesta categoria entram, por exemplo, empresas que usam blockchain para resolver questões de transporte e fornecimento; mídia e entretenimento; arte e de seguros.

O relatório é fruto de uma parceria da CV VC, empresa que investe em e incuba projetos de crypto e blockchain, com a Inacta e a empresa de auditoria PwC.

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.