5 projetos do governo brasileiro que usam a blockchain

Iniciativas do governo brasileiro com uso da blockchain englobam sistemas de troca de informações e redes de dados compartilhados

Por Redação  /  14 de julho de 2020
© - Shutterstock

A tecnologia blockchain vêm se mostrando uma vantagem competitiva para empresas e governos. Embora no Brasil ainda não haja a discussão da emissão de uma moeda soberana própria, o governo brasileiro vem utilizando a tecnologia para outros fins. Entre eles, em redes de troca de informações entre órgãos, redes compartilhadas e outras soluções no setor público. Veja alguma delas:

1-CVM lança plataforma de troca de informações

A CVM lançou a plataforma denominada PIER (plataforma de integração de informações das Entidades Reguladoras), baseada na tecnologia blockchain e com objetivo de reduzir custos para os participantes. A plataforma vai atuar na troca de informações, aumentando a segurança e a agilidade nessas operações. O sistema fornecerá resposta imediata e atualizada aos dados que podem contextualizar investigações e ações no âmbito da competência da própria Comissão de Valores Mobiliários, do Banco Central ou da Superintendência de Seguros Privados.

2-Receita Federal desenvolve sistema aduaneiro em blockchain

A Receita Federal está desenvolvendo uma ferramenta, chamada de bCONNECT, que permite o compartilhamento em rede de informações cadastrais das empresas certificadas pela Receita Federal como Operador Econômico Autorizado (OEA) e que usufruem de benefícios como facilitação dos procedimentos aduaneiros, tanto no Brasil quanto no exterior. Nesse sistema, cada país integrante da rede inclui as informações relativas às suas empresas OEA na rede blockchain e essas informações serão imediatamente visualizadas por aqueles países cujo Smart Contract esteja estabelecido.

3-Presidência contrata rede blockchain

A Presidência da República abriu recentemente licitação para contratação de uma empresa especializada em blockchain para fornecer ao governo uma solução para a criação e governança de uma rede compartilhada. De acordo com a publicação no Diário Oficial, o sistema criado pela empresa contratada deve possibilitar o desenvolvimento de ecossistemas que tragam controle, transparência, confiabilidade e auditabilidade de processos.

4-Blockchain na transformação digital

A tecnologia blockchain foi incluída no programa de transformação digital do Governo Federal, que será realizado ao longo deste ano pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O investimento na entidade vinculada ao Ministério da Economia, será de R$ 25 milhões. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a tecnologia blockchain passa a ser estudada como ferramenta para a criação de soluções inovadoras no setor público.

5-Solução une IoT e blockchain

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) está desenvolvendo um sistema de identidade digital chamado BlockIoT, uma solução baseada nas tecnologias blockchain e Internet da Coisas (IoT). A instituição afirmou que o uso dessas tecnologias permite mais segurança, privacidade e confiabilidade aos processos de autenticação, bem como o controle de identidade e de rastreabilidade de objetos.


Tags