3 de janeiro de 2019: Há dez anos era realizada primeira mineração do bitcoin

O mineração do primeiro bloco da blockchain do bitcoin deu início a uma revolução que se iniciou há exatos dez anos. Primeiro bloco tem mensagem quase profética copiada do jornal The Times

Por Redação  /  3 de janeiro de 2019
© - Shutterstock

O dia 3 de janeiro de 2009 é uma data emblemática para o bitcoin e para o mundo das criptomoedas em geral. Nesse dia, foi realizada a primeira mineração do bitcoin, iniciando uma revolução econômica e tecnológica. O bloco genesis, como é conhecido, possui a particularidade de ser o único bloco sem registro do bloco anterior. Por isso, o bloco é numerado como bloco zero e é especificado no código fonte do bitcoin. Esse não foi apenas o início do bitcoin, foi o início de uma nova era. O bloco genesis também marca o início do mercado de criptoativos e da utilização da tecnologia blockchain.

O início da mineração das criptomoedas

Ao realizar a mineração do bloco genesis, o enigmático Satoshi Nakamoto recebeu uma recompensa no valor de 50 bitcoins. Nakamoto registrou a seguinte mensagem no bloco “The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks”. Este é o título da manchete de capa do jornal britânico The Times do dia 03 de janeiro de 2009. Esta frase deixou marcado já no primeiro bloco o protesto contra os bancos que esta tecnologia traria. É possível ver as informações do bloco genesis na wiki do bitcoin ou em sites que permitem navegar pela blockchain.

A mineração do bloco genesis também deu origem a um novo negócio; a mineração de criptomoedas. Hoje, existem diversas empresas especializadas nessa atividade, utilizando tecnologia de ponta. No entanto, isso tem gerado um enorme consumo de energia. Por isso, outras criptomoedas têm buscado implementar outros protocolos para a adicionar blocos a blockchain. Enquanto o bitcoin utiliza exclusivamente o proof of work (PoW), outras criptomoedas como o decred e o ethereum têm implementado uma combinação deste com o proof of stack (PoS).

Um grande início para a tecnologia blockchain

A aplicação da tecnologia blockchain para criar um registro confiável de todas as transações do bitcoin foi uma grande prova da eficiência dessa tecnologia. Por isso, atualmente existem diversos projetos em desenvolvimento para a aplicação da blockchain. Os objetivos principais buscados pelas empresas são a redução de custos e a maior segurança para a integridade dos registros. Além disso, diversas pesquisas também têm sido realizadas para buscar maior escalabilidade para essa tecnologia. Por isso, o potencial da tecnologia tem aumentado a cada dia.

Há exatos 10 anos um código de computador iniciou uma revolução. Porém, essa revolução ainda está no início, pois ela tem o potencial de mudar o dia a dia de bilhões de pessoas pelo mundo. As criptomoedas têm o potencial de ser a forma de transação financeira mais utilizada no mundo daqui há alguns anos. E tudo isso pode ter se iniciado com a mineração do bloco genesis.

Uma curiosidade

Se na capa de 3 janeiro de 2009, o alvo eram os bancos. Na de hoje, exatos dez anos depois, são as universidades que estão à beira de terem problemas de crédito depois de empréstimos vultosos tomados nos últimos anos. Nesse sentido, a pergunta que fica é se as criptomoedas poderão, num futuro muito próximo, resolver problemas como esse de acesso ao crédito para fins nobres como a educação.

Capa do The Times de 3 de janeiro de 2019

Capa do The Times de 3 de janeiro de 2019